top of page

Arquitetando com afeto: espaços com pertencimento

Photo by Lari Mars
Photo by Lari Mars

Qual a importância de uma arquitetura afetiva? Muitas vezes, o design contemporâneo anda tão “ultraprocessado” que não consegue criar uma resposta emocional nas pessoas que coexistem no ambiente.


É ai que entra o profissional de arquitetura e design de interiores:


Pense que além de estar contanto com um serviço que proporciona soluções funcionais, está também abrindo portas para soluções afetivas, que deixam sua vida mais leve e agradável visualmente e emocionalmente.


Photo by cottonbro studio
Photo by cottonbro studio

Um ambiente que foi pensado para ter uma arquitetura afetiva de sucesso traz muitos benefícios ao provocar uma resposta emocional positiva como o de coesão social, bem estar e senso de identidade.


Por onde começar a construir essa identidade em seu próximo projeto?


Contexto do espaço e adaptação de técnicas:


Ter conhecimento do contexto do espaço em questão é fundamental, uma boa sugestão é realizar uma pesquisa histórica, assim, além de conhecer métodos de desenvolvimento locais, que reforçam o sentimento de pertencimento, também é possível adaptar técnicas e metodologias tradicionais para o contexto do projeto.


Um exemplo muito interessante nas mídias foi o de processo de pesquisa para a arquitetura da minissérie “Cem Anos de Solidão” baseado na obra de mesmo nome de Gabriel Garcia Marques, a equipe de produção ao desenvolver a cidade fictícia de Macondo, realizou uma pesquisa extensa sobre métodos de decoração e conservação de residências de localidades de mesma época em que se passa a obra e conseguiram adaptar uma forma de pintar as paredes das residências das casas da fictícia cidadela com pigmentos cem porcento naturais da própria terra dos arredores.


Cidade de Macondo em Cem Anos de Solidão - Adaptação Netflix 2024
Cidade de Macondo em Cem Anos de Solidão - Adaptação Netflix 2024

Isso reforça além de tudo, a cultura de pertencimento tanto do projeto, quanto de quem ali vai existir frequentemente, diminuindo o estresse e enriquecendo o backstory do projeto.


Incorporando os tijolinhos naturais no projeto by OSA Studio
Incorporando os tijolinhos naturais no projeto by OSA Studio

Conheça o perfil principal do seu projeto


Tenha em mente o perfil das pessoas que vão conviver com o ambiente, qual o perfil delas? Qual a média de idade? Quais os gostos e preferências? Qual a dinâmica entre elas e qual dinâmica você quer promover?


Considere visualizar seu cliente vivendo no ambiente, seu dia a dia, trabalhando no espaço.                      (Photo by Jesse R)
Considere visualizar seu cliente vivendo no ambiente, seu dia a dia, trabalhando no espaço. (Photo by Jesse R)

Estamos considerando aqui, que você já tenha levado acessibilidade física em consideração, que tal agora, pensar na acessibilidade visual e emocional?


Photo by Ron Lach
Photo by Ron Lach

Isso vai te ajudar a desenvolver ambientes que proporcionem espaços de conforto e acolhimento, favorecendo a intimidade e sinceridade entre as pessoas, assim como foco e descanso quando desejado.


By OSA Studio
By OSA Studio

Boost de identidade!


Resgate objetos que remetam histórias, símbolos importantes para os residentes. Isso reforça o pertencimento, é como se ao longo do dia, ou em momentos difíceis de desconexão com a realidade, ao observar o ambiente, o espaço dissesse:


“Ei, você pertence àqui! Você não está mais perdido, sou o seu espaço seguro!”

Procure preservar elementos afetivos, como alguma mobilia da familia ou da empresa do lar anterior ou alguma fotografia, é uma ótima pedida.


Já viu alguma imagem scrollando seu app de referências e pensou: isso é a cara do meu cliente? Pois é, isso é a identidade visual dele querendo emergir do seu projeto! Não perca essa oportunidade!


Photo by Maria Orlova
Photo by Maria Orlova


Artigo by Lari Mars
@lari.marss

Lari Mars é Designer por formação, com foco em editorial e ilustração, adepta do maximalismo com propósito e da capacidade de contar histórias através das ferramentas de sua profissão, Lari atua também como analista de criação e participa da construção de todos os elementos gráficos e visuais do OSA Studio.
Conheça mais sobre o trabalho da Larissa em https://www.instagram.com/lari.marssArtigo
bottom of page